segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Lula defende uso de florestas no combate ao aquecimento

FÁBIO ZANINI enviado especial da Folha a Isla Margarita (Venezuela)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem na Venezuela que a existência de florestas nos países tropicais seja usada como trunfo nas negociações do novo acordo do clima. "Quem tem novidade para oferecer ao mundo são exatamente os países do sul [África e América do Sul]. Precisamos fazer disso uma vantagem comparativa", afirmou Lula, após reunião de cúpula com presidentes dos dois continentes.

"Se nós chegarmos a Copenhague com o quadro real da quantidade de emissões de gases de cada país --qual a matriz energética, quanto polui, quanto sequestra-- vamos perceber que o sul emite muito menos e já sequestra [retém] muito mais.", disse. "Aí você vai criar uma valorização nos países que resolverem colocar as suas florestas à disposição do mundo para sequestrar carbono."

Lula apoiou a ideia de países ricos criarem um fundo para ajudar a combater o desmate, mas cobrou ação direta. "Eles não estão assumindo o compromisso de quanto vão deixar de emitir de gases de efeito estufa", disse.