sexta-feira, 13 de novembro de 2009

As Pontes para uma Amazônia Sustentável

Organizações da sociedade civil e empresas se reúnem em Belém
e criam um grande espaço de diálogo sobre o futuro da Amazônia.

O lançamento do Fórum Amazônia Sustentável

Na cerimônia de criação do Fórum Amazônia Sustentável estiveram presentes a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa. Ambas ouviram a palestra proferida pelo cientista Antônio Donato Nobre, que deixou claro, com dados científicos coletados em anos de pesquisa, que o ecossistema amazônico está entrando em colapso. Temos em 2007 dados de aquecimento que só deveriam acontecer em 2050, alertou. Sua apresentação mostrou que o ecossistema da região é muito mais do que simplesmente floresta e água. É um sistema de auto-regulação que bombeia a umidade sobre o Oceano Atlântico e a leva para o Sudeste e o Sul do Brasil. A tese do cientista é de que da floresta tropical emanam substâncias que fazem chover e que as queimadas estão prejudicando essa delicada relação.

Nobre observa que o equilíbrio da floresta é rompido pelas queimadas porque a Amazônia não é um ecossistema acostumado ao fogo. E mostra, em mapas, que o Sudeste brasileiro só é fértil por conta da água que a Amazônia manda para a região. São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul estão na mesma latitude em que em outros continentes existem desertos, explica, mostrando num mapa o deserto de Kalahari, na África, e o grande deserto australiano. Segundo o cientista, essa região brasileira só não é desértica graças a uma combinação de umidade da Amazônia e da Cordilheira dos Andes, que empurram as nuvens para irrigar a região mais rica e produtiva do Brasil. E cita um número impressionante: se tivéssemos de gastar energia para evaporar as 20 bilhões de toneladas de água por dia, serviço ambiental que a Amazônia faz de graça, seria necessária a energia de 50 mil usinas de Itaipu. Para melhor compreender essa tese, pode-se ler a entrevista que Antônio Nobre concedeu ao jornalista Roberto Belmonte Villar, publicada originalmente na Ecoagência, do Rio Grande do Sul.

Trecho Extraido da noticia no site do instituto Ethos, http://www.internethos.org.br/DesktopDefault.aspx?TabID=3345&Lang=pt-B&Alias=Ethos&itemNotID=8493

lancamento do Forum Amazonia Sustentavel ocorreu em 13/11/2007, Belem, PA