sexta-feira, 13 de novembro de 2009

SAFs e Mudanças Climáticas - com Antonio Donato Nobre

Sinteze da apresentacao power point no VII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais
Brasilia 2009

Apresenta o tema, que é relacionado a água. Não há vida no planeta sem água. A proposta para o diálogo é trazer a visão da ciência em relação às mudanças climáticas, de que não se sabe ainda nem um terço. A questão é muito mais grave que parece, embora ele não seja alarmista. Cientista tende a ser não gregário e cético, mas a comunidade científica se une em consenso nesse caso. Toda ciência fala em um só tom, mais grave que há dois anos atrás. Mostra imagens pelo datashow, apresentando cenário que prevê aquecimento ao longo do tempo. A previsão para 2050 já aconteceu em 2007. O contexto planetário é água. A terra é um planeta instável, porém estabilizada. A oscilação de temperatura é casada com oscilação da atmosfera. Em Vênus e Marte, essas condições são estáveis, mas, na Terra, oscilam.

O sistema terrestre depende da biosfera para controlar CO2. Esses efeitos não são lineares. Surgem em pulsos. Nosso processo decisório ainda é reativo: correr depois que acontecem os fatos, e estado atual do sistema climático é grave.

Mostra imagem vista de cima que não tem nitidez. Quando aproximada, observa-se um número enorme de celulares descartados. Temos necessidade de controlar a natureza. Fazer daquilo algo que se conhece. Esse controle tem implicações significativas. Os produtos tecnológicos são muito respeitados, mas a natureza... Mostra estrutura biológica da vespa, para mostrar a complexidade das estruturas mostradas pela nanomáquina. Mostra imagem de uma célula. Escapa ao que envolve as estruturas, ao que está por trás dela, por meio de uma animação que mostra uma coreografia dos processos de uma célula.

A animação dos vasos sanguíneos mostra o interior das células e seu esqueleto tridimensional. Nas células, os micro tubos são as vias que transportam as proteínas. Os ribossomos lêem o DNA e mostram uma reação a um estímulo de fora. A célula pára o que está fazendo para reagir. É preciso ter consciência sobre o funcionamento da vida. Para enfrentar o maniqueísmo das forças tecnológicas, deve-se reavivar a percepção de como é esse funcionamento. Apresenta imagem da América do Sul pulsando. Cada árvore na Amazônia evapora 300l de água por dia , é um enorme transporte de vapor de água. O transporte de umidade da Amazônia é promovido pelas árvores. O sistema de chuvas da Amazônia evoluiu. O círculo virtuoso se mantém. Lá existe o ar mais puro do planeta. A atmosfera limpa o ar e o bombeia.

A visão parcial e maniqueísta seqüestra o futuro. A seleção natural resulta no reinado da competição. O individualismo mina a possibilidade de soluções colaborativas. Quando se desmata para pastos e agricultura, está se destruindo. Não existe tecnologia para salvar o desastre climático. Acusar não resolve, mas cooperação exige alinhamento de propostas. A tecnologia humana deve-se inspirar na tecnologia da natureza. Beleza, elegância e arte tem que compor a ciência, num novo principio de direitos humanos. Cursos de agronomia deveriam ser abolidos e se inspirar no sistema natural e da ética da natureza,que é exemplo de associações colaborativas. A noção de microcosmo da vida precisa permear o cotidiano. As pessoas não têm receitas de sustentabilidade. É preciso uma enciclopédia da natureza sem ser enciclopédica, para rejardinar a biosfera.