sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O momento está chegando quando será tarde demais

HE Patriarca Bartholomeu

Observando como os líderes do nosso mundo se reúnem em Copenhague, oramos e esperamos que eles percebam o quão atrasados nos deixamos ficar para restaurar a saúde da nossa casa terrestre.

Chegará um ponto, e pode ser muito em breve, quando será demasiado tarde.

Nossos cientistas falam de "pontos de não-retorno" e "mudanças climáticas bruscas". Nossos líderes políticos falam dos desafios que se avizinham. A Bíblia fala da graça de Deus em dar-nos muitas, muitas chances. Mas deixa claro que o tempo virá para todos nós quando teremos que enfrentar as conseqüências de nossos erros.
O bem-alimentado homem rico em suas vestes finas, que ignorou o pedinte Lázaro à sua porta, no Evangelho de São Lucas, foi terrivelmente castigado após sua morte por sua indiferença e inação. Quando ele pediu para ser liberado do tormento, lhe foi dito que era tarde demais.

De acordo com o Evangelho de São Mateus, as perguntas que serão feitas a todos nós no Juízo Final não serão sobre nossa observância religiosa. Nós vamos ser perguntados se alimentamos o faminto, se demos de beber ao sedento, se vestimos o nu e se confortamos o enfermo e o cativo.

Temos de fazer da sacralidade da vida a nossa prioridade.
É a vida na Terra que está ameaçada, não apenas um certo modo de viver.
Esta é a mesma Terra que não estamos apenas incumbidos de 'arar', mas também de "preservar".
Nosso consumo irresponsável de recursos - combustíveis, água, florestas ... nos ameaça com o apocalipse climático. Ao queimar mais combustível do que precisamos em uma cidade movimentada, podemos estar contribuindo para uma seca ou inundação em um lugar a milhares de quilômetros de distância. Os cientistas estimam que os mais prejudicados pelo aquecimento global nos próximos anos serão aqueles que menos podem arcar com isso.
Em nosso entendimento, não pode haver distinção entre a preocupação com o bem-estar humano e a preocupação com a preservação ecológica.
Para restaurar o planeta, precisamos de Espiritualidade que traz humildade e respeito, nos leva a indagar mais profundamente e nos leva a pensar no impacto de nossas ações em toda a Criação.

Temos sido privilegiados nos últimos anos, ao levar nossos simpósios da série Religião, Ciência e Ambiente, de encontrar muitas pessoas cujas vidas estão ameaçadas por forças distantes que elas não podem entender nem controlar. Das margens do rio Amazonas testemunhamos a destruição da floresta em nome de fornecer alimentos baratos para os bem-alimentados. De pé assistimos a uma grande geleira da Groenlândia derreter com o seu mundo sendo aquecido por gases estufa. Um mês atrás, em Nova Orleans, ouvimos evidências de como a arrogância transformou um evento natural em uma catástrofe humana.

Devemos dirigir nosso foco para longe do que queremos e para perto do que o planeta precisa. Devemos escolher o cuidar da Criação; caso contrário, nós realmente não nos importamos com nada.
A Natureza nos une e, embora possamos diferir em nossa concepção sobre as origens do nosso mundo, estamos todos de acordo sobre a necessidade de proteger o seu futuro, o nosso futuro. Vamos oferecer a Terra uma oportunidade de se curar e continuar a apoiar-nos.

Não podemos mais nos dar ao luxo de esperar, a indecisão ea inércia não são opções

Vivemos todos dentro da Misericórdia e da Graça de Deus.
Nossa fé deixa claro que nós temos uma escolha. A hora de escolher é agora.

Biographical Note: His All Holiness Ecumenical Patriarch Bartholomew, spiritual leader of the world’s 300 million Orthodox Christians, is 270th successor of St. Andrew the apostle, who founded the 2000-year-old church of Constantinople. He has worked for reconciliation among Christian Churches and for religious understanding among the faith communities. His efforts to promote human rights and religious tolerance, together with his pioneering work for international peace and environmental protection, have placed him at the forefront of global visionaries and earned him the title “Green Patriarch.” He was named by Time magazine as one of the world’s 100 most influential people and has been honoured with the US Congressional Gold Medal. He is the author of Encountering the Mystery (Doubleday) and In the World, Yet Not of the World (Fordham)