segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Chove chuva, mais boas acoes do Sr. Imai pela ModClima

Desde 2001, a pequena ModClima, sediada em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, dedica-se a uma atividade sui generis: semear nuvens e fazer chover. A tecnologia – brasileira e totalmente natural – foi desenvolvida pelo engenheiro Takeshi Imai, que um belo dia decidiu pagar pelo pecado de ter trabalhado durante anos com motosserras e pulverizadores. 

A técnica consiste em usar apenas um pequeno avião e água potável para semear as nuvens, estimulando seu crescimento e consequente precipitação, num processo similar ao que faz a natureza. E tem sido contratada pela Sabesp (a companhia de abastecimento de água e saneamento de São Paulo), desde 2003, para produzir chuvas sobre o sistema Cantareira, responsável por 55% do abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo.

Agora, a ModClima quer levar a tecnologia ao semi-árido brasileiro, região que ocupa quase 1 milhão de km2, em 8 Estados do Nordeste (Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Bahia) , além de parte de Minas Gerais e Espírito Santo. São 1.133 municípios, onde vivem 22 milhões de habitantes, que historicamente sofrem as consequências das secas e estiagens – situação cuja tendência é só piorar com a intensificação das mudanças climáticas.