quinta-feira, 11 de novembro de 2010

UE lança disputa por bilhões de recursos em tecnologia verde

Nota do Blog: enquanto no Brasil o governo nos embriaga com pre-sal, destrutivas e ineficientes hidreleticas mamutes, e bloqueia intencionalmente a entrada de carros eletricos e sua tecnologia, o primeiro mundo + China nao perdem tempo: tecnologia verde eh futuro IMEDIATO. Serah que nossa burrice vai repetir com a tecnologia verde o que fizemos com a reserva de mercado para informatica nos anos 80?

09/11/2010 - 13h11
DA REUTERS

A União Europeia lançou uma competição nesta terça-feira para oferecer cerca de 4 bilhões de euros (US$ 5,6 bilhões) em recursos para ajudar empresas a competir na corrida da tecnologia verde contra a China, o Japão e os Estados Unidos.
Todos os projetos elegíveis devem estar em funcionamento até 2015. Provavelmente os grandes vencedores devem incluir geradores de energia, como os da E.ON da Alemanha e engenharia de empresas como a Alstom, da França.


"Essas e outras tecnologias verdes são uma fonte cada vez mais importante para o futuro crescimento econômico e para empregos", disse em comunicado a ministra do Clima da União Europeia, Connie Hedegaard.
O financiamento foi acordado em 2008 para apoiar a tecnologia de captura e armazenamento de carbono (CCS) -- um método de enterrar gases que contribuem para o aquecimento global, que muitos produtores de energia dizem ser altamente eficiente para frear as mudanças climáticas.
Mas disputas internas entre os 27 Estados-membro da UE e suas autoridades têm sido um empecilho ao financiamento. A competição também está sendo aberta para empresas pioneiras em novas tecnologias para energias renováveis.
O recursos irão para ao menos oito projetos CCS e ao menos 34 projetos no setor de energia renovável.
Os recursos serão tirados do Esquema de Comércio de Emissões (ETS, na sigla em inglês) da União Europeia --o principal instrumento para frear as emissões de gás carbônico, que força empresas a comprar uma licença para cada tonelada de carbono emitido.
Um total de 300 milhões de licenças para a emissão de carbono de um fundo de reserva do ETS será transferido ao Banco Europeu de Investimento (EIB, na sigla em inglês), que irá convertê-lo em dinheiro antes de distribuí-lo aos projetos escolhidos.
Ao menos um projeto piloto será entregue por Estado-membro da UE, e um máximo de três será aprovado para cada país.