sexta-feira, 17 de junho de 2011

Rio terá Carnaval contra o novo Código Florestal


15/06 às 16h27 - Atualizada em 15/06 às 16h41
Jornal do Brasil

Os blocos e bandas carnavalescas do Rio de Janeiro fazem neste domingo, dia 19, o primeiro grande ato no país em defesa das florestas brasileiras e contra a proposta de Código Florestal aprovada pela Câmara dos Deputados.  Será um desfile-manifesto na praia de Copacabana, com concentração no Posto Seis, a partir das 10 horas. Simpatia é Quase Amor, Barbas, Imprensa Que Eu Gamo, Banda de Ipanema, Bloco de Segunda, Bafafá, Empolga às 9, Carmelitas, Volta Alice, Banda da Rua do Mercado, Voltar Pra Que? e Monobloco, entre outros, estarão com seus componentes e baterias na rua.

Não desmatarás

Os organizadores colherão assinaturas num manifesto que será entregue à presidente da República, Dilma Rousseff, e aos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, José Sarney e Marco Maia. O documento intitulado “Por um Código Florestal em defesa da vida”  lembra que o novo Código Florestal deve levar em conta as leis advindas da própria Constituição brasileira e de acordos internacionaisdos quais o Brasil é signatário e que dizem respeito aos direitos de povos e comunidades tradicionais.

A convocação é para que todos compareçam fantasiados ou vestidos de camisas verdes ou com as camisetas de seus blocos. Pede, ainda, que levem faixas e galhardetes com mensagens em defesa do meio ambiente.
A imagem principal do evento é do cartunista Ziraldo, que criou o 11º mandamento, que é “Não desmatarás”. A previsão é de que a bateria dos blocos reúna cerca de 200 ritmistas, incluindo componentes do Monobloco e da Banda de Ipanema, sob o comando dos mestres Penha (Simpatia e Escravos da Mauá) e Felipão (Barbas e Bloco de Segunda).