segunda-feira, 11 de julho de 2011

Rollemberg quer comunidade científica participando do debate do Código Florestal


Senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), presidiu audiência pública da Comissão de Meio Ambiente, com a participação de cientistas que querem contribuir no debate do Código Florestal e defendeu a cons- trução de um pacto com a comunidade científica. 

Integrantes de um grupo de trabalho formado por pesquisadores ligados à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e à Academia Brasi- leira de Ciências (ABC) participaram na terça-feira (5) da audiência pública das Comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e Agricultura e Reforma Agrária (CRA). O grupo encarregado de apresentar contribuições ao projeto do Código Florestal (PLC 30/2011) falou sobre um estudo feito pelas duas instituições, visando garantir a preservação ambiental aliada a práticas agrícolas sustentáveis. O presidente da Comissão de Meio Ambiente, senador Rodrigo Rollemberg, disse que nos últimos 30 anos o Brasil aumentou áreas agricultáveis em 45,6%, sendo que a produção cresceu 268%, conforme dados da Embrapa. Na avaliação do senador, esse salto ocorreu por causa da ciência, da inovação tecnológica, mediante a prática de ações como o plantio direto, que reduz impactos sobre o solo.

O socialista voltou a defender a criação de incentivos econômicos para viabilizar a preservação dos recursos naturais. “Para dar efetividade ao Código Florestal devemos criar estruturas econômicas que incentivem o pequeno produtor a recuperar sua APP”, explicou. Rollemberg informou que a ideia da CMA é construir um pacto em prol do desenvolvimento sustentável, tentando criar meios para aparelhar a assistência técnica e a extensão rural e que estão previstos diversos outros encontros sobre o Código Florestal e assuntos correlacionados. Ele acatou a sugestão do representante da ABC, de fazer a força-tarefa, pontuando que as contribuições da ciência são sempre bem-vindas.