quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Governo de Minas paga R$ 6,5 milhões para conservar 28 mil hectares de vegetação nativa

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Estadual de Florestas - (IEF), divulgou nesta sexta-feira, 22, a lista dos 978 proprietários e posseiros rurais que serão beneficiados pelo Programa Bolsa Verde. A iniciativa de garantir o benefício a todas as regiões do estado, inédita no país, representará um investimento de R$ 6,5 milhões na conservação de 28 mil hectares de vegetação nativa.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, ressalta a importância do Programa como uma forma de incentivo a conservação ambiental, atuando na geração de emprego e renda. “Esse ‘e mais um compromisso cumprido pelo Governo do Estado, já que estava previsto no Plano de Governo apresentado a sociedade em 2010”, completa.

Neste mês a secretaria executiva do Programa Bolsa Verde concluiu a última fase de análise técnica das propostas apresentadas em 2010, para a concessão do benefício pela manutenção da cobertura vegetal nativa. Essa análise atende à deliberação tanto da Câmara de Proteção à Biodiversidade e Áreas Protegidas (CPB) do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), como do Comitê Executivo do Programa Bolsa Verde (CEBV). Depois de feitas três reanálises foram aprovadas 303 propostas que propiciarão a 978 propriedades ou posses rurais o recebimento do pagamento por serviços ambientais.

O pagamento do benefício garante, ainda, que a área a ser conservada por, pelo menos, mais cinco anos, ultrapasse os 28 mil hectares de área nativa. Isso, porque antes de receber o pagamento o proprietário ou posseiro assinará um Termo de Cooperação Mutua com o Instituto Estadual de Florestas (IEF).