sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Posto usa esgoto para fazer combustível

02/09/2011 - 07h53
 
Foha de Sao Paulo

Postos para o abastecimento de carros movidos a Hidrogênio não são novidade no Estado da Califórnia (EUA). Um deles, porém, usa o combustível produzido de uma maneira inédita, capaz de tornar o sistema ainda mais sustentável.

Divulgação
Posto que usa hidrogênio feito a base de dejetos em Orange, na California (EUA)
Posto que usa hidrogênio feito a base de dejetos      

Os veículos movidos a hidrogênio já têm índice zero de emissão de poluente, soltando apenas vapor de água pelo escapamento. O posto da Air Products, na cidade de Orange, usa hidrogênio produzido a partir do gás metano liberado pelos dejetos de uma estação de tratamento de águas residuais -- a que vem da descarga dos vasos sanitários. Na estação, os dejetos vão para uma usina, onde passam por um processo de purificação e transformam-se em hidrogênio. No final do processo, o hidrogênio é encaminhado ao posto.

Divulgação
Estação de tratamento de esgoto que transforma gás metano dos dejetos em hidrogênio
Estação de tratamento de esgoto que transforma gás metano dos dejetos em hidrogênio, na California (EUA) 

"Esse é o máximo da sustentabilidade que se pode chegar. Pegar dejetos humanos e transformar em eletricidade e combustíveis para transporte que precisamos, e o potencial térmico, que também pode servir para o processo de transformar resíduos em produtos", afirma o professor Scott Samuelsen, diretor do Centro Nacional de Pesquisas com Células de Combustível, da Universidade da Califórnia.
O posto em Orange tem capacidade para abastecer 50 carros por dia, mas a frota de veículos fuel cell ainda é pequena e experimental.

Com agências internacionais