sexta-feira, 4 de novembro de 2011

13 interessantes Treinamentos da Conciência no Budismo

 Nota do Blog: encontrei esses treinamentos para a conciencia num blog que chegou pelo stumbleupon (aqui). Normalmente não me interesso muito por propostas misticas ou de fundo religioso convencional. Mas a leitura dos tres primeiros treinamentos para a conciência abriram minha disposição para os demais, que traduzi do ingles e reproduzo abaixo. Bom proveito.


O Primeiro Treinamento da Consciência: Abertura

Consciente do sofrimento criado pelo fanatismo e intolerância, estou determinado a não ser idólatra nem ser vinculado a qualquer doutrina, teoria ou ideologia, mesmo as budistas. Ensinamentos budistas estão guiando meios para me ajudar a aprender a olhar profundamente e para desenvolver minha compreensão e compaixão. Eles não são doutrinas para lutar, matar ou morrer.


O Segundo Treinamento da Consciência: Não-apego à credos

Consciente do sofrimento criado por apego a idéias e percepções errôneas, estou determinado a evitar ser tacanho e vinculado a pontos de vista presentes. Vou aprender e praticar o desapego a credos, a fim de ser aberto a idéias dos outros e experiências. Estou ciente de que o conhecimento que possuímos atualmente está sempre mudando e não é uma verdade absoluta. A verdade é encontrada na vida e vou observar a vida dentro e ao redor de mim em cada momento, pronto para aprender durante toda a minha vida.



O Terceiro Treinamento da Consciência: A Liberdade de pensamento

Consciente do sofrimento causado quando imponho meu ponto de vista aos outros, me comprometo a não forçar os outros, mesmo os meus filhos, por qualquer meio, a adotar as minhas opiniões. Vou respeitar o direito dos outros de ser diferente e para escolher no que acreditar e como decidir.


O Quarto Treinamento da Consciência: A consciência do sofrimento

Consciente de que a
profunda observação da natureza do sofrimento pode  me ajudar a desenvolver a compaixão e a encontrar maneiras de sair do sofrimento, estou determinado a não evitar ou fechar meus olhos diante do sofrimento. Estou determinado a estar com aqueles que sofrem, para que possa compreender sua situação profundamente e ajudá-los a transformar seu sofrimento em paz, compaixão e alegria.


O Quinto Treinamento da Consciência: Viver simplesmente

Consciente de que a verdadeira felicidade está enraizada na paz, solidariedade, liberdade e compaixão, e não na riqueza ou fama, estou determinado a não tomar a fama, o lucro, a riqueza ou o prazer sensual
como objetivos da minha vida. Comprometo-me a viver de forma simples e partilhar de meus recursos  materiais, de tempo e de energia com os que me rodeiam em necessidade, incluindo os de meu sangue e a família espiritual, os meus amigos,  os meus ancestrais e meus descendentes.

O Sexto Treinamento da Consciência: Lidando com a raiva

Consciente de que a
raiva bloqueia a comunicação e cria sofrimento, estou determinado a cuidar da energia da raiva quando ela surgir e a reconhecer e transformar as sementes da raiva que se escondem profundamente na minha consciência. Quando a raiva surge, estou determinado a não fazer ou dizer qualquer coisa, mas antes encontrar a melhor maneira de aliviar a minha raiva. Eu vou aprender a olhar com os olhos da compaixão para aqueles que acho serem a causa da minha raiva.

 O Sétimo Treinamento da Consciência: Lidando feliz com o momento presente

Consciente de que a vida é disponível somente no momento presente e que é possível viver feliz no aqui e agora, eu me comprometo a treinar a mim mesmo para viver profundamente cada momento da vida diária. Vou tentar não me perder na dispersão ou ser levado por arrependimentos sobre o passado, ou preocupar-me com o futuro, ou dar largas a desejos, raiva ou inveja no presente. Vou praticar a respiração consciente para voltar ao que está acontecendo no momento presente. Estou determinado a aprender a arte de viver consciente tocando os elementos maravilhosos, renovadores e curativos que estão dentro e em torno de mim, e dar nutrição para as sementes de alegria, paz, amor e compreensão em mim mesmo, facilitando assim o trabalho de transformação e cura em minha consciência.


O Oitavao Treinamento da Consciência: Comunicação e Reconciliação

Consciente que a falta de comunicação sempre traz separação e sofrimento, eu farei todos os esforços para manter a comunicação aberta e para reconciliar e resolver todos os conflitos, ainda que pequenos. Consciente do sofrimento causado por palavras descuidadas e pela incapacidade de ouvir ao próximo,  me comprometo a cultivar a fala amável e a escuta profunda para levar alegria e felicidade para o próximo e aliviar-lo de seu sofrimento.
 

O Nono Treinamento da Consciência: Palavra da verdade

Consciente de que as palavras podem criar sofrimento ou felicidade, comprometo-me falar a verdade e de forma construtiva, usando somente palavras que inspirem esperança e confiança. Estou determinado a não dizer coisas falsas por uma questão de interesse pessoal ou para impressionar as pessoas, nem proferir palavras que possam causar divisão ou ódio. Não divulgarei notícias sobre as quais não tenha certeza, nem criticarei ou condenarei coisas sobre as quais não tenha certeza.

É importante lembrar as quatro faltas na palavra:

- mentir.
- pronunciar palavras ofensivas (discurso doloroso).
- proferir palavras que possam causar divisão entre duas ou mais pessoas falando negativamente de alguns delas, espalhar rumores, ou
semear dúvidas. Temos que ter cuidado para não aumentar a discórdia entre as pessoas, antes fazer todos os esforços para reconciliar e resolver todos os conflitos, ainda que pequenos.
- entregar-se a conversa fiada. Devemos nos abster de qualquer tipo de discurso descuidado; espalhar notícias que não sabemos ser certas; criticar ou condenar pessoas.

Nosso discurso deve incorporar a atenção plena e
ao pronunciar palavras devemos ser completamente conscientes e responsáveis​​.

          Tente fazer suas palavras mais sábias do que o silêncio que foi quebrado.
 

O Décimo Treinamento da Consciência: Reverência pela Vida

Estou empenhado em me abster de fazer mal a qualquer ser sentiente. Este compromisso implica a determinação de respeitar a vida de todos os seres, não só dos seres humanos, mas também todos os animais e plantas, independentemente da sua dimensão; e uma crescente conscientização da santidade da vida. Além disso, significa mais do que o respeito pela sacralidade da vida uma vez que significa um compromisso de não prejudicar nem ofender ninguém em nenhuma circunstância e para promover a paz e a educação para a paz.


O Décimo Primeiro Treinamento da Consciência: Respeito e generosidade

Estou empenhado em me abster de tomar o que
a mim não foi dado. Este compromisso implica o respeito à propriedade de outros seres". Ela não só implica a não roubar, mas encoraja-nos a cultivar a atitude de não exigir ou reivindicar o que quisermos, mas para aprender maneiras de trabalhar para o benefício das pessoas, animais e plantas, praticar a generosidade, a partilha de nosso tempo, energia e recursos com os necessitados, e esperar com paciência para receber os resultados de nossas boas ações.


O Décimo Segundo Treinamento da Consciência: O uso correto de nossos sentidos

Estou empenhado em me abster do uso errado dos meus sentidos. Este compromisso implica contemplar o nosso corpo como um templo que devemos cuidar e cultivar para o crescimento espiritual. O que é aconselhável aqui é se abster do uso desordenado
do corpo e das sensações do corpo, como a sexualidade, evitando cair na gula, luxúria, incesto e todos os tipos de distúrbios sensoriais produzidos pelo comportamento inadequado.

 O Décimo Terceiro Treinamento da Consciência: Consumo Consciente

Ciente do sofrimento causado pelo consumo irresponsável, eu me comprometo a abster-me de itens de consumo que anuviam ou borram a mente. Isto não só implica a se abster de álcool e drogas intoxicantes, mas para cuidar da qualidade da informação que estamos consumindo através de todos os nossos sentidos, o que estamos lendo, o que estamos vendo, aquilo que estamos fazendo com as informações. Estamos conscientes de que tudo o que consumimos vai alimentar a nossa mente e a mente coletiva da nossa família e da sociedade.