quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Sócrates: Teste das Três Perguntas


Na Grécia antiga Sócrates
(469-399 ac) foi amplamente elogiado por sua sabedoria.

Um dia, o grande filósofo encontrou um conhecido, que correu até ele com entusiasmo dizendo:  


"Sócrates, sabe o que acabei de ouvir sobre um de seus alunos?"

"Espere um momento", respondeu Sócrates . "Antes de me contar, eu gostaria que você passasse por um pequeno teste. É chamado o teste das três perguntas".


"Teste das três perguntas?"


"Isso é correto", continuou Sócrates. "Antes de falar comigo sobre meu aluno vamos gastar um momento testando o que você vai dizer. O primeiro teste é da Verdade. Você está absolutamente seguro de que o que você está prestes a dizer-me é verdade?"


"Não", respondeu o homem , "na verdade eu acabei de ouvir sobre isso."


"Tudo bem", disse Sócrates. "Então, você realmente não sabe se é verdade ou não. Agora vamos tentar o segundo teste, o teste da bondade. O que você está prestes a me contar sobre meu aluno é alguma coisa boa?"


"Não, pelo contrário ..."


"Então",  continuou Sócrates , "você quer me dizer algo ruim sobre ele, mesmo não tendo certeza de que é verdade?"


O homem deu de ombros, um pouco envergonhado.


Sócrates continuou, "Você ainda pode passar, porque ainda há um terceiro teste - o filtro da Utilidade. O que você quer me dizer sobre meu aluno vai ser útil para mim?"


"Não,  realmente
não..."

"Bem," concluiu Sócrates," se o que você quer me contar não é verdadeiro nem bom nem mesmo útil, por que dize-lo para mim?"


O homem, derrotado e envergonhado, não disse mais nada.


Esta é a razão de Sócrates ter sido um grande filósofo e ser tido em tão alta estima.